None-habito-de-leitura_20181026_

HÁBITOS DE LEITURA

DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Como se tornar um(a) leitor(a)? O que faz uma pessoa gostar de ler? Ler com assiduidade é uma necessidade? É importante? Por quê? A maneira como uma criança é alfabetizada determina seus hábitos de leitura? Em que momento é importante apresentar os livros para as crianças? Como nutrir nos adolescentes o gosto pelos livros?

Essas e muitas outras perguntas permeiam as reflexões daqueles que pensam e se preocupam com os hábitos de leitura. Muitos teóricos discorrem sobre o assunto, levantam as potências e as dificuldades do letramento e da alfabetização dentro e fora da escola.  De toda forma, ler trata-se de uma prática social que historicamente foi – e, de certo modo, continua sendo – patrimônio de certos grupos mais que de outros.¹

Antes, era restrito à aristocracia. Hoje, com a  universalização do ensino, é dever da escola inserir crianças e adolescentes de todas as camadas sociais na cultura letrada. A escola exerce, assim, o papel de democratizar o patrimônio da leitura e da escrita. Fazer com que essas práticas sejam instauradas e universalizadas, no entanto, supõe enfrentar desafios e encontrar caminhos para superá-los, o que é feito por meio da escolha de ações didáticas que transformem ou mantenham hábitos de leitura. 
Formar praticantes da leitura e da escrita exige, no entanto, que esses sujeitos não apenas decifrem o sistema de escrita. Trata-se de ler nas entrelinhas, de assumir uma postura ativa frente à posição dos autores dos textos: “O que está sendo comunicado nesse texto? Eu gosto disso? Concordo? Compreendo?” Mapeando essa perguntas, os leitores em formação vão se tornando autônomos, e, de certa maneira, vão se colocando de maneira independente da letra do texto, porque sabem acrescentar-lhe seu próprio poder de reflexão. Sabem, assim, criticar; sabem também apreciar… Que sejam capazes, ainda, de estabelecer relações com outros textos, imagens, vídeos e experiências. No limite, que o texto seja um elo vivo entre quem lê e quem escreve. É, portanto, um desafio formar pessoas que desejam se embrenhar em todos esses mundos que a literatura oferece… Quando a escola assume esses desafios, as atividades mecânicas desprovidas de sentido são abandonadas. Atribui-se outro sentido para a leitura, para além da mera obrigação. Ler torna-se prazeroso, significativo.

Outra possibilidade que se abre, quando se encaram os desafios didáticos da leitura na escola, é colocar em cena uma visão escolar do ler mais próxima da versão social dessa prática. Não se trata apenas de realizar a função de ensinar a ler, mas de compreender seus sentidos sociais, seus desafios e suas possibilidades. Cabe às escolas construir e fortalecer diferentes caminhos didáticos para formar hábitos de leitura tão necessários não só para a sociedade, como para a auto realização – mas essa já é outra história…

Referências:

¹LERNER, Delia. Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o necessário, Porto Alegre, Artmed, 2005

Compartilhar conteúdo:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.

Agendar visita

Preencha os dados, selecione o melhor período e deixe uma mensagem informando qual o melhor horário.

Estaremos prontos para atende-los!